23 de setembro de 2009

Sobre a vida e amizades

Das muitas coisas que minha mãe dizia, duas sempre me acompanharam e estão comigo até hoje: “cuida da sua vida, pois você só tem uma” e “seus amigos são escolhas sua, olha lá com quem está andando”. Pois é, minha mãe sempre foi de colocar responsabilidade sobre os nossos ombros... rs


Certa estava ela. Quando somos novos, achamos que podemos tudo, somos seres invencíveis, topamos qualquer parada... e essas ditas frases me livraram de maus bocados. Quando eu estava para entrar em um carro em que o motorista estava bêbado, lembrava da matriarca grifando que eu só tenho uma vida... não sou gato e nem personagem de vídeo-game que acumula life... acabava não entrando no carro...


Outra coisa é quando faço amigos. Amizade pra mim é algo muito sério, importante mesmo. Quando assumo alguém como amigo não tem volta, é como se fosse alguém da família. Não existe ex-pai, ex-irmão não é mesmo? Às vezes ficamos bravos com os familiares, brigamos, deixamos de falar, mas eles sempre estão ali. Amigo pra mim é assim também, vai ser sempre amigo, mesmo que vacile, mesmo que você não aprove algo feito, mas ele sempre será amigo! Por isso tomo cuidado com quem nomeio como amigo. Fiz poucos na vida, mas me orgulho de cada um deles! Por mais que o tempo passe e a situações nos afastem, eles tem lugar cativo no meu coração.


Uma vida com amigos selecionados, é tudo o que realmente temos! Pensem nisso!

56 comentários:

Unknown disse...

Amei o post.

Conselhos de uma mãe coerente e sensata são o que há de mais precioso nessa vida.

Felizes são teus amigos, Bruna.

FC Fran Fofura disse...

Como sempre,vc arrasa,seus textos são perfeitos...bjksssssssssss de sua fã Elaine Oliveira.

Anônimo disse...

Linda !!!

Cada instante de admiro mais...

Tão jovem e tão madura, sensata... Te digo Bruna, entendi nesse momento o pq de sua sabedoria... Tens uma mãe sensata e mais importante... Ouve o q ela diz...

Beijo garota iluminada...

Anônimo disse...

Anônimo Anônimo disse...

Linda !!!

Cada instante de admiro mais...

Tão jovem e tão madura, sensata... Te digo Bruna, entendi nesse momento o pq de sua sabedoria... Tens uma mãe sensata e mais importante... Ouve o q ela diz...

Beijo garota iluminada...

23/9/09 05:21

Ane disse...

OI !!!! BRUNA !!!!!

HA!!! Vc aceitou meu desafio....e quer saber a verdade.....não fiquei
surpresa....já sabia que vc é

"AMIGA"

BJIMMMMM ANE-RJ

Unknown disse...

Bru!
Q textos lindos!
Sorte de quem te tem como amiga!
Parabéns Cherry!AMOOOO!
Bjs e fique c Deus!

Luanna disse...

Sou sua fã!

Anônimo disse...

vc e muito ridicula falsa traui o max agora fica falando de amizade
ficquei so traira falsa ridicula!!!!!!!!!

Unknown disse...

Oi Bruna estou sempre "olhando" por vcs, o que fazem...Tenho muito respeito pelas tuas atitudes e, esse texto ai diz tudo...Palavras de mãe valem mais que ouro não é...Muito bem, parabens mais uma vez, vc é 10000000.
Bjs.

Unknown disse...

É isso ai Bruna, aprendi a gostar de voce assim mesmo, igual ao que voce postou ontem no Twitter, sem pressa, bem devagar.Vi voce uma pessoa muito sensata quando explodiu aquelas fotos da Fran na internet. Ouviu tudo com muita calma e não perdeu a linha com ninguem, isso em meio as críticas e chingamentos Parabéns, sei que voce tem na Fran uma amizade sincera, que voce vai poder contar sempre, ela nunca abandonou um amigo, e não vai abandonar agora, como sei que voce não vai abandona-la. Cuide bem dela e se cuide também, alias ciuden-se. E por favor afaste ela das pessoas más e que querem se aproveitar dela como um certo DR$. Peguei panico desse homem e de homens igual a ele.Beijos, espero um dia conhece-la pessoalmente. E olha sou gordinha também tá!!!

Unknown disse...

Bruna

Realmente é isso mesmo, conhecidos, colegas, sempre chegam e se vão, já AMIGOS é para sempre e quando realmente existe o sentimento da amizade, conseguimos não guardar raiva nem rancor, o tempo supera e eles estão sempre prontos para o dialógo.
Bjs

Unknown disse...

Lindo texto.
Amigos são para sempre mesmo. São os irmãos q escolhemos, né?
Bjos

simonepatch disse...

A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você.

Ralph Waldo Emerson



Beijos Bruna.Estamos com voce sempre!!!

simone/poa

cleusa disse...

Te descobri hoje...e como fiquei feliz...saber que existe uma Mulher jovem com esse pensamento sobre amizade foi maravilhoso..tenho 62 anos e meu pensamento sobre amizade é igual ao teu...que bom...éspero conti nuar ter o prazer de poder ler tua cronicas.obrigada .

Anônimo disse...

Francine =
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Sissi Camargo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sissi Camargo disse...

Bruna, adorei o que você escreveu sobre amigos!
Tenho poucos também, mas são amigos para o que der e vier!
Parabéns, minha linda!
Se morássemos na mesma cidade, com certeza seríamos boas amigas!
Beijos

nalvaclara disse...

Eu lí tudo o que você escrevia, e já coloquei vc nos meus favoritos também.

Gosto muito como você escreve, me faz lembrar um pouco os autores ingleses, a quem amo.

Não deixe de escrever, Bruna, e pense sèriamente em escrever um livro. Acho que você tem madeira, e uma ironia fina e muito engraçada.

Lilian-MG disse...

Lindo texto. Sábias palavras. É isso mesmo sem tirar nem por uma virgula.
Vc é muito talentosa. Tbém acho que tem muita bagagem para escrever um livro. Pense nisso.
E digo: Feliz de quem a tem como amiga.
Bjs....

Anônimo disse...

Ola Bruna!
Muito legal seu texto.
Uma coisa é certa nunca devemos desprezar conselhos de mãe que só querem nos ver felizes e bem longe de perigos. Acho lindo o seu conceito de amigo e amizade, mas sabemos que essas relações sempre dependem de uma ou mais pessoas e que às vezes podemos nos deparar com alguma situação que foge ao nosso conceito, mas não importa essência é algo que vem de berço, Gosto muito de você e da Fran e tenho certeza que o caminha que vocês estão trilhando é limpo e que terão bons resultados, mesmo com os urubus torcendo contra. Quanta a Fran espero que ela seja muito feliz. Você também Bruna. NÃO LIGA PARA AS INTRIGAS A INVEJA É ALGO VERGONHOSO.
Saudade da minha mãe!
Acredito em minha mãe que dizia: Quem se mistura com porcos farelos come; Boca fechada não entrar mosquito

Carol Andrade disse...

Isso aí, Bru!
Cada dia te admiro mais!
Tenho uma mãe parecida com a sua...
parece que elas nos fazem amadurecer mais rápido agindo assim, né?
Temos sorte!
E sorte também tem quem te tem como amiga!
Beijos
Carol Andrade

Unknown disse...

adorei o q vc escreveu concordo comm tudo. beijos gosto muito de ti!!!!!!!!

Carol Andrade disse...

Ah...
E olha que lindo esse poema de Fernando Pessoa...
Espero que goste, Bru!

Poema do amigo aprendiz

Quero ser o teu amigo. Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar, quando for hora de calar.
E sem calar, quando for hora de falar.
Nem ausente, nem presente por demais.
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender!
E por isso eu te suplico paciência.
Vou encher este teu rosto de lembranças,
Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias...

Beijos da sua conterrânea, Carol Andrade

Anônimo disse...

Prá variar, concordo contigo, família nos são impostas, amigos a gente escolhe. E as vezes nós temos que dar um pitcho como diria a fran, nos nossos amigos por eles não entenderem que a gente tambem tem sentimentos e consciencia, não podemos passar a mão na cabeça de alguem que a gente viu que agiu errado, se fizessemos isso seriamos hipócritas, eles ficariam felizes, e nós com aquele aperto no coração que só os justos conhecem.
Não pense que nós tambem não erramos, erramos sim, as vezes por engano,as vezes pela aparencia.
Sei extamente o que está acontecendo contigo, porque pra mim foi igual.Só espero que contigo o resultado seja diferente do que foi comigo, a minha amizade de infancia foi se perdendo com o tempoedepois de tantos anos de convi~ecia hoje somos apenas uas pessoas que se conhecem, mas estou bem, se lá tr´´as eu tivesse ficado do lado dela como ela queria,eu seria uma pessoa injusta.
Espero, que teus amigos, de quem sempre cuidasses e tinhas tanto orgulho, olhe pra dentro de si, e deem valor a essa amiga que tu fosses, e que sei que estás de coração aberto pra recebe-los de volta.

Se sair como anonimo, é porque n sei colocar direito.

LOUFLORIPA

um beijo querida.

Anônimo disse...

OLA BRUNA...
Boa tarde!!!
Gostei daqui!!!
Beijinhos carinhosos para voce querida!!!!
ATE!
SIMONE

Anônimo disse...

Nossa quando amadoricimento para uma pessoa tão jovem, uma coisa a Fran tem que agradecer o max a oportunidade de ter te conhecido, e nós também.

Anônimo disse...

To te seguindo....adoro o que você escreve...profundo...
Parabéns

Anônimo disse...

É minha nega, se você carrega qualquer amigo no coração, seu "reloginho da vida" deve andar bem amargurado.
Se você não está fazendo jogo duplo, e acho que não,não anda lá muito bem sua memória afetiva, já que nenhum Arlequim pode servir a dois patrões!
Sucesso e sorte nos próximos amigos que entrarem em sua vida.

Anônimo disse...

Deu pra sentir em tua entrevista que tu não julga teus amigos tu aceita do jeito que eles são, achei isso bacana e imagino que você deve ser uma pessoa super leve para se conviver.

ajude as pessoas desaparecidas disse...

voce tem uma alma que poucos tem a maior sabedoria do ser humano a aceitar as pessoas como sao beijos bruna voce e um otima amiga agradeço a deus por poder ler e atraves do que escreve te conhecer um pouquinho voce e especial

Patricia disse...

Bruna concordo em parte com vc.
Tem mães q dão bons conselhos ao seus filhos (as),como á sua ,minha e de algumas.Mas infelizmente algumas querem levar vantagem das amizades de seus filhos(as) e não estão nem aí pra o q seu filho(a) vai passar.
È Bruna: tenho 24 anos e tinha uma suposta amiga á 20 anos...fomos criadas praticamente... uma na casa da outra.
Erámos como irmãs...Até q ela me traiu com meu noivo e vice versa...Eles se encontravam á um ano ...e eu não sabia e ainda á levava em todos os lugares q íamos.
Hoje digo Bruna tive uma amiga de 4 anos q ela foi muito + minha amiga do q foi á de 20 anos...Uma frase q minha mãe usa.
UM AMIGO TEM SEMPRE UM AMIGO.Isso quer dizer q eu posso ser tua amiga, mas vc não é tão minha amiga, pois vc , tem um outro amigo(A)q gosta +.Infelizmente amigos tbm nos traem e nos sufocam.
Só conhecemos um grande amigo...quando passamos por dificuldades.Como essa minha amiga de 4 anos...q ficou ao meu lado quando ...tive depressão profunda...quando descobri a traição...essa amiga de 4 anos trancou a matricula dela na facul e entrou de licença no trabalho pra está ao meu lado.Sem se quer dormia direito, foi incanssável...Mas infelizmente eu não pude ajuda_la ...ela faleceu á quatro meses atrás em um acidente de carro, e só deu tempo de ve-la dando o último suspiro.Mas mesmo assim posso com muito orgulho dizer: tive uma grande amiga e fui uma grande amiga. Essa de 4 anos: minha querida e amada amiga Gabriela.
Então carrego comigo eu tive uma grande amiga.
Mas jamais esquecerei essa frase.
UM AMIGO TEM SEMPRE UM GRANDE AMIGO.
Bruna eu entendi ô q vc postou.
Mas uma coisa é certa,vc mostrou : q nem sempre um velho amigo tem razão...e as vezes temos q dá uma acordada pra vida.Sabe eu guardo os bons momentos q vivi com essa minha suposta amiga de infãncia.
Ela já me pediu perdão ...eu já a perdoei.

Anônimo disse...

Olha Bruna!
Com certeza sua mãe lhe dizia: Se tem algum amigo que não reconhece o real valor da sua amizade, não é seu amigo e você jamais deve sentir falta desse tipo de amizade.
Você é grande e de alma nobre.

Graça disse...

Lindo texto CHERRY!!!
Feliz daqueles q a têm como AMIGA.

Anônimo disse...

Blu, coloca o endereço do teu Blogh B no Blogger da Fran, fica melhor para agente acessa. OK?

Anônimo disse...

Blu, coloca o endereço do teu Blogh B no Blogger da Fran, fica melhor para agente acessa. OK?

lourdes disse...

Ja tentei postar diversas vezes, mas estou com dificuldade:
Bruna:
Desde janeiro que sigo vc: obedeci as ordens de vote nesse, vote naquele, acredite nele, acredite nela, vamos vencer.... e vencemos.
Vc foi boca de urna, anjo protetor do CAMPEÃO. Vibramos e aplaudimos.
E agora?
Será que esse menino não percebe que vc e nós (Fãs de Fran e Maxi) percorremos juntos para fazê-lo vencedor?
Será que ele não consegue enxergar que vc escolheu ficar com Fran para poder poupá-lo da fúria de Fran? Só vc naquele momento poderia fazê-la parar com a trágica língua.
Será que com todas as informações ele não percebe que os fãs só de Max não faria dele campeão?

Minha linda, onde esse menino coração se perdeu?
Você, boa amiga, espírito de luz, ajude ele a se reencontrar.
Você, inteligente, faceira me diga o que a família e sugadores de luz estão fazendo com ele?
Você é AMIGA.... força.. menina:
conquiste mais uma:
Recupere nosso CAMPEÃO.

Beijos e feliz daqueles que teem vc em suas vidas.

Lu Mendes disse...

Adorei o texto Bruna!

Sua mãe é muito inteligente. Soube lhe dar os conselhos para que vc pudesse fazer suas próprias escolhas (a minha fez isso comigo também. Aos sete anos já tinha as minhas escolhas e opiniões rs). Mulher inteligente, com sabedoria nata...

Sobre o que vc falou dos seus amigos, tb concordo plenamente. Levo meus amigos comigo, podemos ficar anos sem nos ver e nos falar, mas sempre os guardo no meu coração e aguardo o momento do reencontro.

Amigos de uma vida...

Bjsss Bruna *-*

anavi_morena disse...

Oi!Bruna adorei sua postagem,e fiquei feliz em saber que você leva a serio o ensinamento que sua mãe lhe passou,e realmente ela tem razão,eu tambem penso como você e te digo mais eu prefiro a qualidade do que a quantidade,a minha mãe tambem sempre me mostrava a diferencias "colega" é uma coisa,que paramos,batemos um papo e pronto,já "amigos" são pessoas especiais,que participam de sua vida,de suas alegrias,suas tristezas,são para sempre.Beijos!

anavi_morena disse...

Oi!Bruna adorei sua postagem,e fiquei feliz em saber que você leva a serio o ensinamento que sua mãe lhe passou,e realmente ela tem razão,eu tambem penso como você e te digo mais eu prefiro a qualidade do que a quantidade,a minha mãe tambem sempre me mostrava a diferencias "colega" é uma coisa,que paramos,batemos um papo e pronto,já "amigos" são pessoas especiais,que participam de sua vida,de suas alegrias,suas tristezas,são para sempre.Beijos!

Anônimo disse...

oi Bruna, mesmo de férias não me esqueço de ti e nem desgrudo do teu blog, tenho-te acompanhado nesta semana, mas não tenho tido tempo de enviar um commnent, terei de o fazer quando chegar a casa.

partilho da mesma opinião que tu, bjs logo mais digo alguma coisa

a tua fã portuguesa, directamente de england

Micheline disse...

Sábias palavras da sua mãe. Parentes, família que Deus escolhe e Amigos, família que a gente escolhe".
Li o livro "Ilusões" de Richard Bach há mais de 15 anos e me identifiquei muito com este trecho:
“O laço que une sua família verdadeira não é de sangue,
mas de respeito e alegria pela vida um do outro.
Raramente os membros de uma família
se criam sob o mesmo teto”. (Ilusões).
Acho que remete ao seu texto.

lêdap disse...

BRUNA: amizade e a pagina mais linda da vida(são pessoas escolhidas por nós).Tudo passa,tudo acontece mas os bons amigos permanecem!!!bjs lêda bh

Anônimo disse...

Bruna

Conselho de mãe sábia é pra ser seguido.

Amigos são para sempre, às vezes ficamos um tempão sem falar ou ve-los mas quando o encontro acontece parece que o tempo não passou.

Gosto muito da maneira como vc. escreve, sou sua fã.

abraços!

Anônimo disse...

Lindos os dois últimos posts, que li recpem agora. Dizem muitas verdades, veedades que valem para todos nós, seres humanos, sem esxceção. Só eu sei o quanto lamento que haja pessoas que estão passando pela vida sem vivenciar esses entendimentos... Quantas experiências e alegrias deixam de aproveitar... Triste e lamentável, pois estão perdendo as melhores coisas da vida, aquelas incorpóreas, incomensuráveis... Será que podemos fazer algo por essas pessoas??? Eu tento todos os dias, e também não desisto nunca! Pelo menos a consciência fica tranqüila... Fico feliz em perceber a consciência da Bruna tranqüila e serena, privilégio de poucos!

Bjos carinhosos
Isabel

mari disse...

Bruna,
Que texto lindo!!! Cada dia gosto mais de você...ensinamentos de mãe é tudo, não é? Felizes são aqueles que podem desfrutar da sua amizade, com certeza, cresceram muito ao seu lado.
Um beijo desta amiga virtual.

Margarut/ SP disse...

Aprendi isso com meu avô e repassei-o para as minhas filhas, hoje com 25 e 22 anos! Minha felicidade é observar que assimilaram e que dão muito valor aos preceitos de amizade, respeito e tantos outros valores importantes para a vida! Obrigada bruna pelo texto! Beijos

celia disse...

vc é ótima,teadoro parabéns.

Sandra Gouveia disse...

Muito bom...conselho de mãe é tudo, e a minha, sem dúvida alguma...é minha melhor amiga!
Bjs de luz

Anônimo disse...

lourdes disse...
Ja tentei postar diversas vezes, mas estou com dificuldade:
-----------------------------------

Certamente sua mãe nã teve o cuidade de lhe ensinar nada.Que pena!
Viva o respeito.

Unknown disse...

Feera mais uma vez !
Li todos seus textos, adorei toodos. Tu escreve bem hein?!?! rss

Continue escrevendoo...nós adoramos!!

Beijão
Deh.

BECA disse...

Adorei conhecer teu blog, por isso, indiquei vc no meu blog, para ganhar um selo de "Vale a pena ler este blog". se quiseres vê-lo, passa lá: planetabeca.blogspot.com, no post dia 22/09.
Bj.

mariatereza cichelli disse...

Olá Bruna,

Vim conhecer seu blog, já vi que tem muita coisa interessante pra ler...

Volto de madrugada pra ler com calma...

Agora vou linkar vc nos meus blogs...

beijos...

maria tereza cichelli

Unknown disse...

Texto lindo!

Conselhos de mãe e pai, são muito importantes. Os nossos valores e formação partem deles.

A amizade é importante e ao longo da vida, uns ficam e outros partem. Os que ficam são para toda a vida.

Beijo grande, que envio deste lado do oceano!

Leoa

Anônimo disse...

Bruna querida.

Desnecessário dizer que seu texto é tão tocante quanto foi pra mim a quebra de sua amizade com o Max. Te digo qie fiquei muito triste com o fim do namoro de Fran e Max, mas tambem fiquei abalada com o fim de sua amizade com ele!!! Bruna se conselho fosse bom...mas eu te digo vc é mais coerente que ele, mas cabeça, talvez até mais coraçãp (apesar dele achar que é superior em tudo isso), vá atrás, busque o entendimento, pois perder uma amizade de tanto tempo é muito triste!!! Beijos da Necy de BH

PS: Cuide da Fran tambem!!!

marina disse...

Oi Bruna!
Passando pra te desejar um final de semana feliz com muitas realizações profissionais e muitas outras coisitas mais...
Adorei o seu POST. Como sempre né? Pena q ñ tenhas tempo de nos presentear com textos tão bons mais vezes.
OBBS: "POSSO Ñ TER TUDO Q GOSTO MAS COM CERTEZA GOSTO DE TUDO Q TENHO".
Aguardando anciosamente o próximo!

marina disse...

http://www.youtube.com/watch?v=5JbI8D_t7OY&feature=related
bruna começa teu final de semana cantando esta música vai ser muito bom!
eu estou cantando. Vamos refletir e abstrair o q ñ nos interessa (coisas ruins) ok?
Bjs e te gosto muito vc e a FRAN claro né?